17 / 11 / 2021 Crescer e evoluir é o que move a Agro Antonio Balbino

A partir do momento que a Agro Antônio Balbino foi evoluindo quantitativamente, também foi necessário manter a qualidade dos animais.

O diretor da BrasilcomZ, William Koury Filho revela que o compromisso técnico foi muito grande para certificar os touros colocados no mercado. Como era essencial touros com qualidade e equilíbrio, foi utilizado o conceito Boi Com Bula - quando, após passarem pelas Provas de Desempenho Individual, os animais são classificados por atributos de qualidade genética e morfológica, traduzidos em estrelas de fácil interpretação pelo mercado.

Para a Avaliação Genética, as classes de Estrelas são compostas de acordo com o índice de cada um dos programas de melhoramento. Para Avaliação Morfológica as Estrelas são baseadas nas classes do Índice EPMURAS® – Retrato Falado.

Estrelas TOP% MGTe/IQG Valor iABCZ EPMURAS
5 estrelas 0,1 a 5% acima de 20,76 EXCELENTE
4 estrelas de 6 a 15% de 9,76 a 20,75 MUITO BOM
3 estrelas de 16 a 30% de 5,11 a 9,75 BOM
2 estrelas de 31 a 50% de 1,47 a 5,10 REGULAR
1 estrela de 51 a 100% abaixo de 1,46 INFERIOR

Dessa forma, é possível classificar os indivíduos por atributo de qualidade de uma maneira bem simples do mercado entender. “Eu trabalho com o conceito Boi com Bula utilizando as avaliações genéticas e genômicas em sintonia com a morfologia produtiva e funcional pela metodologia EPMURAS (Estrutura corporal (E), Precocidade (P), musculosidade (M), Umbigo (U), características Raciais (R), Aprumos (A) e características sexuais (S), assim colhemos reprodutores mais consistentes em transmitir suas boas características para as progênies”, explica William .

O EPMURAS descritivo do touro pode ser: 5 estrelas (excelente); 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom); 2 estrelas (regular) e 1 estrela (inferior). Nos leilões a Agro Antônio Balbino coloca à venda apenas animais com avaliação 3 estrelas para cima. Isso é um pré-requisito.

Certificações

Certificação Boi com Bula

Requisitos para adquirir o Certificado Boi com Bula:

1) Genética e Morfologia: 4 ou 5 Estrelas;

2) Não recebem certificado animais negativos para DEPs de Habilidade Materna e Perímetro Escrotal;

3) EPM: Não se enquadram animais de biotipo E (Estrutura) > P (Precocidade) ou E (Estrutura) = 3, P (Precocidade) ≤ 4 ou M (Musculatura) ≤ 4;

4) Umbigo: Somente notas 2, 3 e 4;

5) RAS (Raça, Aprumos e Sexualidade): Somente notas 3 e 4;

6) Bonificação/Penalização de Biotipos: 1 escore para mais (biotipo precoce) ou para menos (biotipo tardio).

Certificação “Tiro Certo”

A Marca “Tiro Certo” é concedida ao animal que possui o Selo Boi com Bula e que é EXCELENTE no EPMURAS.

Melhora constante

Ao longo dos anos, o rebanho da Agro Antônio Balbino, além de melhora constante em relação a qualificação dos animais, também obteve o reconhecimento em precificação em relação à região de atuação. No Oeste Baiano, o único rebanho enquadrado no conceito Boi com Bula, para a comercialização de um animal extremamente qualificado, com um genótipo ambiente, é o da Agro Antônio Balbino, que avalia os animais naquele local.

O trabalho de melhoramento genético realizado pelos profissionais da empresa produz animais mais “rústicos”, ou seja, mais adaptados ao ambiente em que vivem, porém, com muita “tecnologia” empregada. Isso permitiu um plantel mais produtivo nessa condição particular do Oeste Baiano.

Ferramentas específicas, como avaliações genéticas, ultrassonografia de carcaça e genômica, foram utilizadas para a identificação dos animais mais produtivos, assim como avaliações morfológicas pelo EPMURAS, o SAM, avaliação intra-rebanho na desmama, no sobreano e ponderação das avaliações genéticas.

“A gente considera as avaliações genéticas completas tanto no PMGZ como na ANCP. Porque muitas vezes não basta ter um índice genético bom, é importante o equilíbrio nas principais características ligadas a funcionalidade. Assim, interpretar toda a régua de DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) pode ser um grande diferencial nos resultados. O índice genético é mais fácil para quem busca uma solução mais simples, mas o ideal é olhar para a avaliação das características que mais lhe interessem, além do índice do programa”, considera Willian.

Ganhos e benefícios dos clientes Nelore BINO

Todo criador de gado quer em suas fazendas um rebanho eficiente, produtivo, que lhe traga benefícios, que seja lucrativo. Com os animais da Agro Antônio Balbino, você pode ter tudo isso e com garantia consolidada pela fidelização de seus clientes.

Em ganhos zootécnicos a fazenda prima por uma padronização maior a cada safra, por um aproveitamento maior de reprodutores e matrizes de reposição. Isso propicia uma pressão de seleção mais forte e o que tem sido ofertado a cada safra se apresenta com mais qualidade em desempenho, em peso e conformação da carcaça. “A cada geração nós estamos fazendo um nelore mais grosso, mais ‘costeludo’, sem perder um em desempenho”, garante William.

Ponto a se destacar, com esse processo de seleção o Nelore BINO, além de melhor rendimento de carcaça, termina mais cedo e também tem uma maior precocidade sexual, tanto em machos como em fêmeas. Segundo William, esses animais são mais precoces pois têm aumentado o perímetro escrotal, a espessura de gordura subcutânea e a profundidade de costelas que se enquadram na pecuária lucrativa de ciclo mais curto.

Tudo isso proporciona a Agro Antônio Balbino colocar à venda reprodutores com menos de dois anos, em média, mesmo nesse ambiente desafiador do Oeste Baiano. Isso só é possível por conta da precocidade atingida.

Clique aqui e acesse gratuitamente nosso e-book. Nele você encontrará mais informações sobre o assunto.