12 / 07 / 2022 A importância da avaliação da área de olho do lombo AOL em bovinos

A área de olho de lombo (AOL), é definida como a área do músculo Longissimus dorsi (contrafilé) em cm², convencionalmente avaliada entre a 12ª e 13ª costela. Portanto, a implantação do programa de avaliação de AOL na propriedade, é basicamente identificar os animais a serem avaliados, serem contemporâneos e em idade padronizada de ano ou sobreano, dependendo do regime alimentar.

Agro Antonio Balbino possui uma grande padronização no sistema de produção, entrega grupos de animais para reprodução e menor oscilação de AOL e gordura. A AOL está ligada diretamente ao peso e a gordura subcutânea que protege bastante a carcaça durante o resfriamento. Outra correlação importante da AOL é a produção dos cortes nobres.

Os programas de melhoramento genético possuem um grande número de informações de AOL gerando elevada acurácia. Atualmente podemos comparar diferentes fazendas e animais em vários estados através das avaliações de carcaça.

“Antigamente fazíamos mensuração apenas do peso, atualmente o uso da avaliação de carcaça agrega valor aos programas de melhoramento genético. Hoje conseguimos identificar os animais superiores em cada regime, o peso trabalhado isoladamente é falho para um programa de seleção. No caso da Agro Antonio Balbino são animais produzidos a pasto e temos animais com excelente acabamento de carcaça neste regime alimentar. Reforçando temos um processo de seleção voltado para precocidade sexual e também dos animais destinados à produção de carne de qualidade”, conta Alberto Arnaldi, técnico certificado da AVAL.

Seguem alguns pontos referentes ao impacto da genética no acabamento de carcaça: volume, velocidade de crescimento e deposição de gordura.

Conquistas da AAB, com a implementação da avaliação de carcaça

A cada ano, o Agro Antonio Balbino reduz a idade em que os animais entram na reprodução, ficam prenhes e a idade para o primeiro parto.

Com relação aos machos, na idade de leilão, a Agro Antonio Balbino possui animais criados a pasto com excelente acabamento de carcaça, fruto direto da evolução genética do rebanho.

Esta ferramenta, está ligada às demais tecnologias utilizadas na propriedade trazendo grande impacto na qualidade dos animais.

“Além da nutrição, o que pode ser acrescentado, é o uso de suplementação a pasto. Vale ressaltar a importância de um bom sal mineral na reprodução e ganho de peso. O estado corporal do animal em boas condições facilita a avaliação de carcaça, mas não precisa estar confinado. O foco da seleção da Agro Antonio Balbino é em animais à pasto, este sistema de produção corresponde a mais de 90% da produção em nosso país”, explica Arnaldi.

“O grande diferencial da Agro Antonio Balbino é a rigorosa seleção de animais a pasto com precocidade, fertilidade e acabamento de carcaça.”

Veja abaixo o gráfico da evolução genética e o número de avaliações de carcaça realizadas nos últimos 10 anos, na Agro Antonio Balbino:

Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book, nele você encontrará mais informações sobre avaliação da área de olho do lombo em bovinos.