15 / 07 / 2022 A boa nutrição é indispensável para obter um acabamento de carcaça adequado

A nutrição é um fator relevante na obtenção do acabamento de carcaça adequado, portanto, é o reflexo da quantidade de gordura corporal que depende da quantidade de energia ingerida. A quantidade de alimento disponível e seu valor nutricional influenciam diretamente no acabamento.

Uma satisfatória otimização de ganho de peso e performance produtiva (qualidade da carcaça, rentabilidade do negócio) de animais na fase de acabamento está diretamente dependente da formulação de uma adequada dieta, e na qualidade, quantidade e proporção de seus nutrientes essenciais.

“Um grande desafio para Agro Antonio Balbino, foi o início dos trabalhos com a interação genótipo e ambiente, identificarmos os animais sexualmente precoces ou de acabamento de carcaça que se destacavam na propriedade. Existe uma alta correlação entre fertilidade e peso, este influenciado pelo regime alimentar. Acreditamos muito neste modelo de seleção onde não maquiamos o ambiente e sim selecionamos os melhores animais a pasto. Isso gera uma confiança muito grande para o comprador de genética da Agro Antonio Balbino, ele valoriza este tipo de seleção a pasto”, conta Alberto Arnaldi, técnico certificado da AVAL.

“A ultrassonografia de carcaça permite realizar seleção eficiente para qualidade de carcaça”, conclui Yuri Farjalla, zootecnista e sócio proprietário da AVAL.

Ultrassonografia de carcaça na Agro Antonio Balbino

A Agro Antonio Balbino, preconiza como um dos princípios de seleção, a busca de animais superiores em todas as características econômicas que possam ser selecionadas com medições e avaliações corretas e adequadas, nas condições de criação a pasto no Brasil Central, nos principais programas de Avaliação Genética da raça Nelore.

Assim, utilizando-se da ultrassonografia de carcaça, em medições de cada safra, nas idades preconizadas pelos programas de avaliação genética, em grupos contemporâneos e de manejo, nas condições que atendam inclusive as provas de desempenho a pasto em que os animais são conduzidos, e aos demais processos para se obter informações corretas e satisfatórias nas avaliações intrarrebanho, inclusive, conseguimos extrair com essa ferramenta de avaliação e mensuração, informações que permitem aferir de forma confiável os diferenciais de desempenho, performance e funcionalidade, e transferir para a melhor utilização pelo sistema de inteligência do processo de seleção da Agro Antonio Balbino e aos criadores usuários da genética Nelore Bino que oferecemos ao mercado, além de contribuir com dados importantes e de forma correta nos programas de avaliação genética que estamos inseridos (ANCP/PMGZ-ABCZ), calibrando melhor ainda a confiabilidade e acurácia das características econômicas relacionadas às medições efetuadas.

Esse modelo pactua o compromisso e a garantia das informações prestadas pela genética da raça Nelore gerada na Agro Antonio Balbino com o suporte dos programas de avaliação genética da raça, num processo de seleção em atendimento aos princípios de desempenho e performance econômica importantes no sistema de criação a pasto, contribuindo com a necessidade dos criadores que desejam sempre ter a disponibilidade de escolha uma genética mais adequada ao seu modelo e propósitos de criação.

Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book, nele você encontrará mais informações sobre a ultrassonografia de carcaça.